“O controle respiratório é um ponto de grande importância na prática do método Pilates, pois todos os exercícios são acompanhados por uma inspiração e expiração completas, coordenadas com o movimento, determinando o ritmo e o tempo de duração de cada exercício. Mesmo que você não siga as outras instruções, aprenda a respirar corretamente. É a partir da contração profunda dos músculos abdominais, durante a expiração, que acontece o correto acionamento do centro de força. A respiração completa aumenta a capacidade respiratória, promove maior oxigenação do sangue, relaxa tensões e promove a integração entre o controle mental e os movimentos do corpo.” Joseph H. Pilates
Estudos têm demonstrado que o Método Pilates auxilia em um melhor desempenho do intestino, tanto pela atividade física, como pela respiração aplicada no Método, intensa e regulada durante a prática.
Confira as dicas para evitar a prisão de ventre:
- Mexa-se! Não esqueça que os intestinos são músculos. Se você passar o dia sentada, seu sistema digestivo fica lento. Estudos indicam que as pessoas sedentárias são 3 vezes mais passíveis de sofrer de prisão de ventre. A prática de exercícios físicos aumenta o fluxo sanguíneo no abdômen e estimula os movimentos intestinais.
- Descanse bem!
- Pare tudo e vá ao banheiro! Ao sentir necessidade, quanto mais tempo você demorar a ir ao banheiro, mais água é absorvida, e mais duras ficam as fezes.
- Beba muito líquido! Tome líquidos em todas as refeições. Inclua no seu dia-a-dia
- Alimentos líquidos, como sopas e molhos, além de água, leite desnatado e sucos.
- Consuma alimentos ricos em fibras.
- Certifique-se de que sua alimentação não esteja pobre demais em gorduras!
- Elas podem funcionar como lubrificantes. Portanto, um pouco de azeite e
- nozes, por exemplo, podem ajudar nesse processo.
ANTES DE COMEÇAR A FAZER QUALQUER TIPO DE DIETA OU REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, PROCURE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO.
Deixe um comentário