O que é Pilates?
O Pilates é uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar todo o corpo, trazendo equilíbrio físico e mental.
O Método trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos fluidos e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).
Os exercícios do Pilates têm por objetivo focar na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática.
Por isso, o Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajudam a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros.
O Pilates é um Método conhecido por milhares de pessoas, porém nem todas conhecem seus pontos positivos e as tantas melhorias que o Método proporciona à saúde e ao corpo. Sendo assim, nós decidimos reunir aqui, 20 benefícios do Pilates que você precisa saber!
Desta forma, conheça agora 20 benefícios do Pilates que melhoram a sua vida em vários aspectos. Confira!
Benefícios do Pilates
1. Ajuda na Perda e Controle do Peso.
Apesar desse não ser o foco principal do método, o mesmo pode ser realizado com exercícios de alta intensidade, que proporcionam uma maior queima calórica para perda peso, podendo ainda ser associado a outros tipos de exercícios como os Exercícios Funcionais, por exemplo, aumentando ainda mais quantidade de caloria queimadas.
2. Tonificação da musculatura
Os exercícios do pilates trabalham com a contração e força dos músculos, além de sua flexibilidade. Com isso, as fibras musculares são rompidas e reconstruídas, possibilitando a troca de gordura por massa magra e um melhor contorno corporal.
3. Ganho de força
os exercícios de Pilates trabalham vários músculos do corpo ao mesmo tempo, indo desde músculos que você nunca trabalhou até aqueles que estamos acostumados a fortalecer nas atividades do dia a dia.
4. Aumento da Resistência Física
Cada pessoa adquire resistência em tempos diferentes, segundo a sua própria predisposição genética, seus hábitos de vida e muitos outros fatores externos e internos. Independente do caso, os exercícios de pilates auxiliam gradativamente no ganho de resistência respiratória e muscular, o que é ótimo para o esporte que será ou que já é praticado, para uma velhice mais tranquila e plena e para um dia a dia saudável e despreocupado.
5. Aumenta a disposição
Um corpo ativo obrigatoriamente abriga uma mente ativa. E como toda atividades físicas o Pilates promove a liberação de neurotransmissores que deixam a mente mais alerta, apta a adquirir e reter novos aprendizados. E o pilates também é uma prática motivacional e estimulante, que incentiva a pessoa no dia a dia.
6. Alívio da ansiedade e do stress
Por focar na respiração e na concentração na hora de executar um movimento, o pilates pode ajudar na redução do estresse. Esse benefício é incrementado pelo ambiente em que o exercício é realizado: normalmente salas tranquilas e com som ambiente agradável e calmo.
7. Melhora a qualidade do Sono
O pilates pode ajudar na melhoria do sono pois seus exercícios liberam endorfinas, que produzem uma sensação de bem-estar, e reduzem a ansiedade na hora de dormir.
Por meio de seus princípios, o Pilates promove sensações de tranquilidade, e consciência corporal, onde a sobrecarga dos movimentos é aumentada até um nível ideal e gradativamente, sendo realizado com poucas repetições, o que leva a uma melhor resposta na qualidade do sono.
8. Correção de problemas posturais
Através do trabalho consciente do centro do corpo e da musculatura das costas, a pessoa vai criando uma maior consciência corporal e seu corpo vai sendo alinhado progressivamente. Como resultado o postura é corrigida e o resultado estético e na saúde é fantástico.
9. Melhora do condicionamento cardiorrespiratório
Os exercícios de pilates consistem em movimentos não repetitivos, que demandam um trabalho correto da respiração antes, durante e depois de sua realização. O pilates se beneficiou e aproveitou de técnicas milenares orientais, como a yoga, as quais justamente têm como chave a inspiração e a expiração, que liberam mais oxigênio no corpo, aceleram o sistema circulatório e, assim, beneficiam todo o corpo.
10. Ganho de flexibilidade e Alongamento
Um corpo flexível é importante não só no momento de uma atividade física, mas em todo o dia a dia. Uma maior flexibilidade, gera menos entorses e distensões, além de possibilitar a realização de movimentos mais amplos e precisos, habilidades muito úteis nas tarefas domésticas e em inúmeras profissões. Com os exercícios do pilates, qualquer pessoa pode ter essa habilidade aprimorada.
11. Consciência corporal
Consciência corporal significa ter autoconhecimento do próprio corpo, é interpretar sinais que o corpo e a mente oferecem e até perceber quando eles estão próximos a um limite de exaustão.
Um método que auxilia na conscientização do corpo e da mente é o Pilates. Durante os exercícios do método é possível estimular áreas que antes nunca foram instigadas e ter um maior domínio sobre si mesmo.
12. Alívio de dores
As dores podem ter diversas origens, sendo resultado, por exemplo, de um trauma físico, tensões emocionais, desequilíbrio por má postura, fraquezas articulares que sobrecarregam algum músculo e infecções. Essas e várias outras causas podem ser resolvidas através do pilates para dores, que elimina os incômodos musculaores diretamente em suas origens e fortalece o corpo de modo a prevenir o surgimento de novos problemas e males.
13. Diminuição de atrito nas articulações
por serem movimentos que não contam com atitudes bruscas, eles não têm um impacto negativo nas articulações, diminuindo assim o atrito causado por exercícios de maiores impactos como musculação pesada e atividades como saltos.
14. Prevenção e tratamento de lesões
Os exercícios de pilates contribuem na prevenção por atuarem com o fortalecimento dos músculos, articulações, ligações, tendões e juntas. Seus movimentos, bastante complexos, focam no corpo como um todo, alongando-a e tonificando-a para que ela tenha um melhor equilíbrio, disposição e elasticidade – o que previne e combate o surgimento de quaisquer lesões.
15. Promove o bem-estar
A Contrologia é responsável pela harmonia entre o corpo e o equilíbrio da mente, ajudando em casos de estresse, fazendo com que a mente se acalme durante o período de aula.
16. Promove Relaxamento
Todos os exercícios do Método Pilates proporcionam um melhor rendimento físico e com a melhora do físico, a mente com certeza se beneficia. Além disso, uma vez que os exercícios trabalham força, equilíbrio, alinhamento postural, o organismo libera endorfina, ajudando no relaxamento do corpo.
17. Melhora a coordenação motora
O pilates para coordenação motora possui exercícios específicos para reverter e melhorar o quadro, aprimorando os movimentos de precisão e, com isso, trazendo maior qualidade de vida ao praticante.
19. Estabilidade Articular
Articulações enfraquecidas, seja por algum problema de saúde, trauma ou sedentarismo, sempre causam transtornos ao indivíduo, pois podem prejudicar até mesmo um gesto simples como caminhar, erguer os braços e escovar os dentes. O fortalecimento da musculatura envolvida com a articulação instável pode ser obtido através de exercícios específicos do pilates.
20. Combate a osteoporose
A partir de uma certa idade, em especial entre as mulheres, o corpo passa a ter dificuldade para captar e fixar o cálcio nos ossos, tornando-os frágeis com o surgimento de poros conhecidos como osteoporose. O pilates atua positivamente na prevenção e no tratamento da osteoporose, já que ele fortalece o esqueleto, amplia a qualidade de vida e a força dos praticantes e ainda evita lesões e fraturas.
21. Ajuda na melhoria da vida sexual
O pilates trabalha bastante a musculatura do assoalho pélvico, tendo como benefício indireto a possibilidade de ter mais prazer durante o sexo, principalmente no caso das mulheres.
E você, o que está esperando pra começar a cuidar da sua qualidade de vida?
Venha com a gente e experimente um pouco dos benefícios do Pilates nesse incrível programa de Pilates Online totalmente liberado. Clicando aqui
Deixe um comentário