Pilates para a saúde do coração: os benefícios, riscos e recompensas

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Larissa Perdigão
em fevereiro 17, 2022

Saiba como o Pilates pode impactar positivamente sua condição cardiovascular, incluindo redução da pressão arterial, redução do risco de doenças cardíacas e muito mais.

O Pilates é a atividade ideal para um estilo de vida saudável, ou como método para construir um estilo de vida saudável. O Pilates não apenas aumenta a flexibilidade e a mobilidade, mas também pode melhorar sua respiração, postura e equilíbrio. A pesquisa também mostrou que o Pilates melhora a saúde do coração por meio de uma respiração melhorada, diminuindo o estresse físico e emocional e através de uma função metabólica melhorada. Um coração saudável e um corpo saudável são importantes – ainda mais à medida que envelhecemos e queremos manter a independência, força e saúde e vitalidade ideais.

Independente dos inúmeros benefícios e muitas razões para se fazer o Pilates, seja você iniciante ou um praticante contínuo e dedicado, é importante tomar as precauções necessárias se você foi diagnosticado com algum problema cardíaco.

Doença cardíaca: o que devo saber sobre os riscos e causas?

A doença cardíaca é a principal causa de morte entre homens e mulheres nos Estados Unidos, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças. É a principal causa de morte para a maioria dos grupos raciais e étnicos nos Estados Unidos, com aproximadamente 630.000 americanos morrendo de doenças cardíacas por ano. Isso é devastador para suas famílias e entes queridos e custa aos Estados Unidos cerca de US$ 200 bilhões anualmente (considerando cuidados de saúde, medicamentos e perda de produtividade).

Infelizmente, cerca de metade dos americanos tem pelo menos um dos fatores de risco que podem causar ou exacerbar doenças cardíacas: pressão alta, colesterol LDL alto e tabagismo.

Outros fatores que podem aumentar o risco de doença cardíaca incluem diabetes, sobrepeso e obesidade, má alimentação, falta de atividade física e ingestão excessiva de álcool.

O Pilates é seguro para problemas cardíacos e pode fazer parte do tratamento?

De acordo com um estudo de 2015 no International Journal of Cardiology , o Mat Pilates é eficaz para melhorar a composição do peso corporal e reduzir a pressão arterial em mulheres com pressão alta (também chamada de hipertensão).

Após os 55 anos, mais mulheres do que homens desenvolvem hipertensão, embora este estudo tenha provado que através de sessões de Pilates duas vezes por semana, as mulheres no estudo reduziram sua pressão arterial sistólica (número superior), pressão arterial diastólica (número inferior) e reduziu suas medidas de cintura e quadril.

Meu médico me aconselhou a perder peso para a saúde do meu coração. O Pilates pode ajudar?

Como este estudo mostrou, as mulheres de meia-idade que participaram de 16 semanas de sessões de Mat Pilates duas vezes por semana perderam mais de uma polegada de sua cintura e quadris. Seu peso corporal total não se alterou significativamente, o que indica que eles estavam ganhando músculos e perdendo gordura corporal nas principais áreas de risco para doenças cardíacas: a barriga e os quadris.

Queimar gordura e construir massa muscular magra é a chave para aumentar a função metabólica, o que aumenta a queima de calorias mesmo durante o repouso. Com a prática consistente de Pilates (mínimo de duas sessões por semana), é esperado que você irá ganhar massa muscular magra e queimar gordura. Naturalmente, uma dieta saudável e equilibrada é vital para qualquer objetivo de perda de peso.

O Pilates pode baixar minha pressão arterial?

Um tratamento para pressão alta (hipertensão) envolve mudanças no estilo de vida, principalmente. Também pode exigir medicação e revisão contínua. De acordo com uma revisão de vários estudos sobre como o Pilates afeta a hipertensão, as evidências suportam o treinamento com exercícios isométricos particularmente. A razão para isso é que os exercícios isométricos (elementares ao método Pilates) podem produzir efeitos semelhantes aos exercícios aeróbicos na redução da pressão arterial.

Que escolhas de estilo de vida são recomendadas para reduzir a pressão arterial? O tratamento para reduzir a pressão arterial pode envolver medicamentos, mas, independentemente disso, gira em torno de escolhas de estilo de vida . Essas escolhas incluem:

  • parar de fumar
  • perda de peso para indivíduos com sobrepeso e obesos
  • fazendo exercícios aeróbicos
  • tendo uma abordagem saudável e equilibrada para comer
  • reduzir a ingestão de sódio (sal)

Que tipo de exercícios devo fazer?

Um estudo para Medicina Esportiva encontrou evidências de que o treinamento de exercícios isométricos em pacientes medicados e não medicados de todas as idades e sexos pode reduzir a pressão arterial de maneira semelhante ao exercício aeróbico, como corrida ou ciclismo.

Os exercícios isométricos se concentram em manter os músculos em contração, sob pressão, por um período de tempo para desafiar a força. Em uma posição de “Prancha”, por exemplo, você pode se equilibrar nas mãos e joelhos ou nos antebraços e dedos dos pés por aproximadamente um minuto ou mais para aumentar a força abdominal, glúteo, costas e quadril.

A razão pela qual os pesquisadores fizeram do exercício isométrico uma parte importante do tratamento em doenças cardíacas é que muitos pacientes acharam difícil manter o interesse e o compromisso com os regimes de exercícios aeróbicos, mas houve maior adesão ao regime de Pilates.

O Pilates é bom para a saúde do coração, independentemente da idade e do sexo?

O ritmo controlado, a respiração consciente e os exercícios isométricos inerentes ao método Pilates o tornam uma prática ideal para aqueles que foram aconselhados a melhorar a saúde do coração, prevenir doenças cardíacas ou reduzir o estresse. O Pilates é uma prática que pode ser adaptada e acessível para todas as idades, sexo e nível de condicionamento físico. Tenha em mente que, se você tiver problemas cardíacos ou fatores de risco, procure orientações do seu médico antes de iniciar qualquer nova atividade física.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!