Primeiramente precisamos entender um pouco os objetivos e diferenças entre as duas modalidades.
O Pilates é um sistema de exercícios que te auxilia a conhecer seu corpo, ganhar força, tonificação muscular, mobilidade e alongamento, trabalhando vários tipos de grupos musculares em um mesmo exercício, onde o corpo é trabalhado como um todo, sem haver compensação das cadeias musculares.
Já a musculação é um treino resistido, segmentado, com o objetivo de ganho de massa muscular, emagrecimento e hipertrofia.
O Pilates ainda fortalece os músculos pélvicos, melhora a respiração e a postura, e auxilia no emagrecimento, sendo um ótimo complemento para quem já pratica musculação.
Existem duas formas distintas de praticar Pilates, uma é no solo utilizando apenas pesos, molas, bolas de diversos tamanhos, círculos, faixa elástica ou o peso do próprio corpo e a outra é com aparelhos específicos de Pilates.
Já os exercícios de musculação promovem o aumento da massa muscular relativamente em pouco tempo e em cerca de 6 meses de treino é possível observar um melhor contorno corporal e maior definição dos músculos. Mas no Pilates, se os exercícios forem realizados corretamente, em 3 meses é possível observar que os músculos estão mais firmes ao toque e durante a contração.
Qual das duas modalidades é melhor?
Não há motivos para se fazer essa comparação, pois na verdade cada uma tem suas particularidades e objetivos. O fato é que, elas podem ser complementares, e para as pessoas que tem a oportunidade de realizá-las de forma complementar poderão usufruir de melhores resultados, tanto nos objetivos de hipertrofia e emagrecimento, quanto nos objetivos de ganho de força, mobilidade e alongamento.
Portanto, tente realizá-las de forma complementar.
Posso fazer Pilates e Musculação juntos?
Quem gosta muito de fazer exercício físico, pode fazer as aulas de Pilates e as de musculação. O ideal é que num dia se faça um tipo de exercício num dia e, no outro dia, o outro exercício, havendo uma alternância entre eles.
Pilates substitui a musculação?
O Pilates pode substituir a musculação dependendo dos objetivos a serem alcançados. Confira algumas diferenças entre eles:
Pilates | Musculação |
Mais equilíbrio, coordenação e flexibilidade | Mais volume muscular em menos tempo |
Mais força com menos volume muscular | Maior benefício ósseo |
Fortalecimento muscular do corpo com um todo | Fortalecimento de grupos musculares específicos |
Mais fácil de fazer em casa, sem a necessidade de aparelhos | Mais difícil de fazer em casa devido a necessidade de aparelhos e/ou pesos |
Seja qual for o tipo de exercício escolhido, certamente ele trará ótimos benefícios ao seu corpo. O importante é não ser sedentário e garantir que pratica alguma atividade física regularmente.
Deixe um comentário