Como dormir melhor no mundo agitado de hoje? Quando a insônia se instala ou não conseguimos ter uma noite de sono profundo o suficiente para recarregar nossas energias, pode ser muito frustrante. Joseph Pilates, o fundador do Método Pilates, tinha uma abordagem holística do condicionamento físico e escreveu dicas para dormir melhor, especialmente para quem busca métodos naturais em detrimento dos fármacos.
Em seu livro, Return to Life Through Contrology Joseph Pilates dá conselhos sobre como dormir melhor. Há muitos conselhos de saúde além de exercícios naquele livrinho poderoso, mas por enquanto, deixe-nos focar nas dicas mais voltadas aos exercícios, que Joseph Pilates recomenda e que auxiliam na hora de dormir.
Antes de Tudo Defina o Seu Ambiente de Sono
- Joseph Pilates diz que o quarto deve ser ligeiramente frio, silencioso, bem ventilado e escura.
- O colchão deve ser firme.
- Evite travesseiros volumosos.
- Use a coberta mais leve necessária para se aquecer.
Calma Mental por Meio de Exercícios para Dormir Melhor
Mas, além dessas dicas para o ambiente físico do sono, Joseph Pilates diz que o elemento mais importante para um sono melhor e mais profundo é a calma mental.
Uma cabeça com problemas e um sistema nervoso tenso pode ser aliviado com exercícios, diz Joseph. O exercício regular é frequentemente recomendado por especialistas como uma forma natural de superar problemas de sono, mas e se você ainda não conseguir dormir? Joseph Pilates tem este conselho: levante-se e faça exercícios. Essa não é uma dica que você ouve de muitos outros especialistas em sono.
Esta citação resume a visão de Joseph Pilates sobre o sono e os exercícios: “É melhor estar cansado do esforço físico do que ser extenuado pelos “venenos” gerados pelo nervosismo enquanto permanece acordado.”
O Pilates e o Relaxamento Para um Sono Melhor
O Pilates garante o relaxamento, pois seus exercícios liberam endorfinas, que produzem uma sensação de bem-estar, e reduzem a ansiedade na hora de dormir.
Por meio de seus princípios, o Pilates promove sensações de tranquilidade e consciência corporal, onde a sobrecarga dos movimentos é aumentada até um nível ideal e gradativamente, o que leva a uma melhor resposta na qualidade do sono.
Por trabalhar muito com a respiração, o Pilates também ativa o sistema nervoso de certa forma capaz de fazer com que o corpo garanta um enorme relaxamento. Sendo assim, ele reduz problemas como a ansiedade e o estresse que são umas das grandes causas da insônia.
Agora, é aqui que fica interessante: Joseph Pilates sugere especificamente exercícios de rotação da coluna para um sono melhor e mais profundo. Os exercícios de rolar e desenrolar, diz ele, massageiam a coluna, relaxam os nervos, ajudam a limpar o corpo e restauram a flexibilidade natural da coluna.
Mas lembre-se, apesar do Pilates cooperar com a ajuda no tratamento da insônia, somente um bom diagnóstico médico pode auxiliar para a cura deste problema, por isso é importante que você procure um médico especialista no caso.
Praticando Pilates e fazendo o tratamento indicado da forma correta, você com certeza terá a sua boa noite de sono de volta!
Deixe um comentário